Claudia Mader



Conheço muitas abordagens voltadas ao desenvolvimento do ser humano. Nenhuma me convence tanto quanto o Método Feldenkrais. Amo a leveza e a clareza que ela engendra em mim. A interação entre pesquisa e descanso, atividade e processamento parece-me essencial para a vida. Levo essas qualidades para os outros através do ensino e da minha presença. Vejo o meu trabalho como uma contribuição importante para ajudar as pessoas a tomarem em suas próprias mãos seu bem-estar e saúde.

Nasci em 1964 em Munique, Alemanha. Lá me formei no segundo grau no Colégio Sophie Scholl. Depois, por alguns semestres, estudei filosofia, literatura e estudos teatrais, antes de me dedicar ao teatro. Durante meus estudos e meu tempo trabalhando com teatro, experimentei várias vezes o Método Feldenkrais e fiquei sempre impressionada com o efeito profundo e positivo no meu bem-estar. Em 1998, decidi fazer a formação profissional.

Graduei-me como professora do Método Feldenkrais em 2002, certificada pela Coordenação de Educação Médica Continua da Faculdade de Medicina da Universidade de Colima, México, a Associação Norte Americana do Método Feldenkrais e pela Federação Internacional do Método Feldenkrais. Sou membro certificado da Associação Austríaca Feldenkrais e membro da Cooperativa Professorxs de Feldenkrais Brasil. Em setembro 2016, recebi o meu certificado de Feldenkrais Assistant Trainer. Trabalho de formadora assistente nas formações internacionais de Lisboa, Madri e Munique.

Ofereço aulas em grupo e sessões individuais. Ministro conferências, palestras e oficinas. Estudo e aplico o Método Feldenkrais para adultos e crianças com necessidades especiais, acompanhando indivíduos na reabilitação, com dores crônicas e dificuldades neurológicas. Para colegas ofereço supervisão, orientação, grupos de estudos e, em breve, também cursos avançados. Ensino em português, alemão, inglês e espanhol.

Desde 2017 moro em Uberlândia. Aqui procuro a cooperação com instituições locais e busco me conectar com pessoas que podem se beneficiar do Feldenkrais. Diversas vezes tive a oportunidade de apresentar Feldenkrais como um método somático no Departamento de Dança da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Dou aulas no programa UNAI - Universidade Amiga do Idoso da UFU.

Dedico-me continuamente à formação em cursos de nível avançado e encontros voltados ao Método Feldenkrais. Apreendi e sigo aprendendo com: Angelika Feldmann, Anne Candardjis, Beatriz Walterspiel, Beatriz Walterspiel, Carl Ginsburg, Garet Newell, Jeremy Krauss, Jerry Karzen, Julie Peck, Larry Goldfarb, Livia Calice, Mara Fusero, Marilupe Campero, Miriam Pfeffer, Paul Newton, Petra Koch, Stephen Rosenholtz, Thomas Farnbacher e Yvan Joly,